Vassouras

Vassouras
Vassouras Centro de Cultura, História, Arte, Música, Arquitetura, Astronomia, Medicina, Conhecimento. Cidade Universitária

Cidade histórica e universitária com patrimônio arquitetônico do séc. do XIX e muita cultura. O casario em torno da Praça Barão do Campo Belo com seu Chafariz Monumental, abriga centros culturais, palacetes, e a bela Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

Antes abrangendo quase todas as cidades da região core do Vale do CaféVassouras é famosa por sua relação com o pensamento, a astronomia, a música e as artes. Em breve, será inaugurado o Museu Vila de Vassouras, único no gênero na região (inauguração prevista para Setembro de 2022). 

De Vassouras saíram grandes figuras brasileiras:

Sebastião de Lacerda, Edgard Costa, Ary de Azevedo Franco, Luiz Roberto Barroso: quatro Ministros do Supremo. Raul Fernandes e Ítalo Zappa ambos Ministros de Relações Exteriores. Carlos Lacerda, escritor, jornalista e prefeito do Rio de Janeiro , nasceu em Vassouras. Assim como Lucinha e João Araújo, pais de Cazuza.

Uma visita leva você à restaurantes descontraídos e charmosos, botequins pitorescos, feiras semanais, museus e centros culturais que falam de diversidade e aceitação das diferenças.

Desde a vida da investidora mais bem sucedida do Brasil nos fins do XIX início do XX, Eufrásia Teixeira Leite (uma águia que ao falecer em 1930 deixa uma fortuna de mais de 2 toneladas de ouro para Vassouras, investia em 17 países, trabalhava com 9 moedas, e tinha Guggenheim como seu corretor na Bolsa de Paris); a Cazuza poeta trovador do rock nacional. Passando por homenagens no Memorial Judaico (Benjamin Benatar) e para o africano (Manoel Congo).

Cidade sede da Universidade de Vassouras, possui um renomado Hospital Universitário. Desde 1970, várias gerações de grandes médicos brasileiros formados aqui, fazem desta cidade um ótimo destino para o turismo de saúde.

Tem Academia de Letras atuante, o 1º Observatório Magnético do Brasil e Festivais que atraem visitantes em busca de cultura e música de qualidade. É também centro de formação de músicos, com o PIM, (Projeto Integração Pela Música) nascido de uma Banda Sinfônica com mais de 100 anos de tradição. Caninha Verde, Folias, Maculelê, Jongo, Capoeira, e Rezadeiras são tradições vivas em Vassouras.