Floresta Atlântica
Grande entidade viva da região, um monumento natural impressionante, a Floresta Atlântica ou Mata Atlântica, é uma das maravilhas do Vale do Café. A experiência nela é um imperativo. Um bioma fantástico, uma experiência indescritível de viver um universo mágico e verde, fora do tempo, por algumas horas.
De longe vê-se um maciço extremamente denso. Para quem entra, nos topos de morro há mais ar, nos vales e vertentes, as proporções aumentam e se entrelaçam. Cipós, árvores, arvoretas, palmeiras, vegetação rasteira, folhas, líquens, fungos, bromélias, mesmo pés de café esquecidos na floresta, tudo cria um tecido verde primoroso.
Buscar a energia das árvores em banhos de floresta, pode ser também uma experiência curativa. Atividade comprovada de equilíbrio para o organismo humano, e prescrita pela saúde pública japonesa desde 1998: uma caminhada por 20 minutos na Floresta é capaz de regular níveis de açúcar no sangue, pressão, estresse e mais.
Parques, jardins e fazendas, guias mateiros que conhecem picadas, trilhas, caminhos, até mesmo estradas totalmente ladeadas por grandes extensões de floresta oferecem a você esta experiência incrível.
Anote: em torno da nossa estrela, a Mata Atlântica, muitas histórias. Para guardar importantes conhecimentos, os povos da floresta criaram uma linda mitologia que permeia a cultura brasileira até hoje, e vale conhecer.
O Vale do Café é um santuário da Mata Atlântica.