Engenheiro Paulo de Frontin

Engenheiro Paulo de Frontin
Engenheiro Paulo de Frontin. Mata Atlântica. Cidade Verde, dos Pássaros, Florestas, Mistério, Meditação, Bem estar, Saúde, Natureza Circuito de Orgânicos, Ervas, Temperos.

Engenheiro Paulo de Frontin guarda para você um dos maiores maior percentuais de Mata Atlântica do Brasil. Mais de 50% de seu território é floresta. Conhecido como cidade verde, ou cidade dos pássaros, o segredo aqui, é buscar a floresta e todo o conhecimento e mistérios que emanam dela. É também um destino certo para a busca de bem estar, com grande quantidade de terapeutas e centros de meditação no entorno das cidades. 

Para os amantes de golfe, ou os que querem se iniciar no esporte, a Fazenda das Palmas, com sua bela sede histórica, oferece um especial campo de golfe de 9 buracos com esculturas de Rafael D’Aló, Ceschiatti, Rubens Gerchman entre outros, e inúmeras atividades na natureza, de ciclismo a passeios noturnos. 

E isto tudo a 85 km ou 1h, 1h30 do Rio de Janeiro

A vocação verde fica em evidência com sua forte Associação de Produtores Orgânicos, feiras, atividades de observação de pássaros e animais, o Instituto Zoobotânico de Morro Azul com cursos e trilhas.  O Uaná Etê, um grande jardim ecológico e centro cultural dedicado à natureza e à música possui inúmeros jardins, instalações e calendário artístico de atividades por todo o ano. É uma referência do turismo cultural da região.  Muitos lagos permeiam o município como o Lago Azul e garantem diversão nos hotéis fazenda como a histórica Fazenda Santa Bárbara  que oferecevisitação dinâmica para as crianças, com trilhas, canoagem, pedalinho, passeios a cavalo.  Testemunho da biodiversidade, o sapo pulga, Psyllophryne Didactyla, menor sapo do mundo de até 10 mm, foi descrito científicamente pela primeira vez quando encontrado no município, pelo pesquisador Eugênio Izecksohn. 

O Túnel Grande tem mais de 2 km, liga Engenheiro Paulo de Frontin a Mendes, pela estrada de ferro.  Vale também subir o Pico do Lírio para ver paisagem deslumbrante, e em dias de boa luminosidade, o Cristo Redentor carioca.   

No pequeno município, Empório e cafeterias charmosas, fábricas de doce, muita gentileza e segurança.  

Para não perder: o charmoso distrito de Sacra Família do Caminho Novo do Tinguá, à beira do Caminho aberto por Garcia Paes Leme, filho de Fernão, o Caçador de Esmeraldas, é um dos mais antigos de todo o Vale.  Ali, a pequena Igreja, de Nossa Senhora da Conceição, datada de 1715, a mais antiga da região, exibe lindos painéis de Villaronga.  

Em suas missas, é possível vir acompanhado de seus animais de estimação. Incrível gentileza e acolhimento que fazem desta uma experiência ímpar: cães assistem silenciosos, como que em reverência. 

Uma cidade para guardar no coração.