Engenheiro Paulo de Frontin
Engenheiro Paulo de Frontin guarda para você um dos maiores maior percentuais de Mata Atlântica do Brasil. Mais de 50% de seu território é floresta. Conhecido como cidade verde, ou cidade dos pássaros, o segredo aqui, é buscar a floresta e todo o conhecimento e mistérios que emanam dela. É também um destino certo para a busca de bem estar, com grande quantidade de terapeutas e centros de meditação no entorno das cidades.
Para os amantes de golfe, ou os que querem se iniciar no esporte, a Fazenda das Palmas, com sua bela sede histórica, oferece um especial campo de golfe de 9 buracos com esculturas de Rafael D’Aló, Ceschiatti, Rubens Gerchman entre outros, e inúmeras atividades na natureza, de ciclismo a passeios noturnos.
E isto tudo a 85 km ou 1h, 1h30 do Rio de Janeiro.
A vocação verde fica em evidência com sua forte Associação de Produtores Orgânicos, feiras, atividades de observação de pássaros e animais, o Instituto Zoobotânico de Morro Azul com cursos e trilhas. O Uaná Etê, um grande jardim ecológico e centro cultural dedicado à natureza e à música possui inúmeros jardins, instalações e calendário artístico de atividades por todo o ano. É uma referência do turismo cultural da região. Muitos lagos permeiam o município como o Lago Azul e garantem diversão nos hotéis fazenda como a histórica Fazenda Santa Bárbara que oferecevisitação dinâmica para as crianças, com trilhas, canoagem, pedalinho, passeios a cavalo. Testemunho da biodiversidade, o sapo pulga, Psyllophryne Didactyla, menor sapo do mundo de até 10 mm, foi descrito científicamente pela primeira vez quando encontrado no município, pelo pesquisador Eugênio Izecksohn.
O Túnel Grande tem mais de 2 km, liga Engenheiro Paulo de Frontin a Mendes, pela estrada de ferro. Vale também subir o Pico do Lírio para ver paisagem deslumbrante, e em dias de boa luminosidade, o Cristo Redentor carioca.
No pequeno município, Empório e cafeterias charmosas, fábricas de doce, muita gentileza e segurança.
Para não perder: o charmoso distrito de Sacra Família do Caminho Novo do Tinguá, à beira do Caminho aberto por Garcia Paes Leme, filho de Fernão, o Caçador de Esmeraldas, é um dos mais antigos de todo o Vale. Ali, a pequena Igreja, de Nossa Senhora da Conceição, datada de 1715, a mais antiga da região, exibe lindos painéis de Villaronga.
Em suas missas, é possível vir acompanhado de seus animais de estimação. Incrível gentileza e acolhimento que fazem desta uma experiência ímpar: cães assistem silenciosos, como que em reverência.
Uma cidade para guardar no coração.