Mistérios e superstições

Mistérios e superstições

O Vale do Café é mistério. Contos, luas, lendas, florestas, segredos perdidos são ingredientes mágicos de uma grande história para você. Delicie-se com nossa pequena lista de introdução:

O Urutau: Especialmente em noites frias de lua, é possível ouvir um canto misterioso e lindo.  Vem de uma ave noturna clara, o Urutau ou “Mãe da Lua”. Acredita-se (esta tradição vem dos povos indígenas) que se você tiver a sorte de ouvir o Urutau e seu canto de cinco sons, tudo de melhor na vida vai acontecer com você.     Em Paty do Alferes dizem que Mariana Crioula se transformou na “Mãe da Lua”, e aparece sobrevoando bem próxima, todas as vezes que manifestações artísticas ligadas a seu nome são realizadas. 

Caboclo D’Água:  Um ser baixinho, troncudinho, com cotoco de braço forte, que tem mão em forma de unha e parece um homenzinho anão, peluço. É perigoso. Em geral anda em bandos, em noites de lua cheia. Eles ficam nas pedras dos córregos. Os antigos dizem que se alguém estivesse lavando roupa no rio e o caboclo d’água puxasse a roupa, e a pessoa caísse lá dentro, ele matava a pessoa.  Foi avistado na região recentemente por um trabalhador da Fazenda Cananéia, pulou no açude e foi embora.  O trabalhador que dirigia um trator chegou perto, achou que era uma capivara, mas viu “tipo de um homenzinho cabeludo tudo peluço”.

Boitatá: Ou cobra de fogo. Bolas de fogo que se formam quando há eletricidade estática e secura no ar. Podem ser vistas nos campos, florestas, perto de pedras…são um fenômeno natural e para os habitantes do Vale, protetor.  

Cipó Azougue:  um cipó da floresta, famoso entre os mateiros. Se você passa embaixo dele, vai parar em outro lugar. Perde a noção de tempo e espaço, não consegue se orientar por muito tempo e pode se perder se estiver sozinho.  Provavelmente contém substância química absorvida pela pele que provoca esses efeitos. 

Mulher de Branco:  Aparece em noites de lua, é vista em florestas, beiras e caminho, e some inexplicavelmente. Relatada principalmente em Sacra Família, Morro Azul e Rodeio (Engenheiro Paulo de Frontin)

Curupira e Saci: Caipora, Caipira é o protetor das florestas e de todos os seres vivos que a habitam. Temido por caçadores, é um dos primeiros a serem criados diretamente por Nheengatù o Grande Espírito. É verde, tem os pés para trás, e cabelos vermelhos. Seu filho Çaa Cy Perereg, (Saci Pererê) é também verde de cabelos vermelhos, e controla os insetos. Com o sincretismo africano, seus cabelos vermelhos se tornam um gorro, e a cor de sua pele, negra.  

Mula Sem Cabeça: Corre pelos campos em noites de lua, e tem fogo ao invés da cabeça. É uma mulher que se apaixonou por um padre. 

Para afastar Cobra, Saci e Mau Olhado: Queimar palha de alho. 

Para saber com quem vai casar: Descasque uma laranja, sem seccionar.  Jogue a casca por trás do ombro. Ela vai cair formando a inicial da pessoa com quem vai se casar.  Ou então vá até o Bananal, enfie o facão no pé de bananeira. No dia seguinte a seiva no corte terá formado a inicial com quem você vai se casar. 

Para ter Sorte: Nada é por acaso. Encontrar certos bichos é sorte. Ver o Surucuá Grande de Barriga Amarela, ouvir o Urutau. A lista é grande: Louva Deus, Esperança, Bicho Folha, Bicho Pau.

Trovoadas e Raios: são entidades no campo. Assustam crianças e animais. Os mais velhos dizem que São Pedro está arrastando móveis para lavar o salão.  É momento de ouvir o céu. 

Flor de Carne: um fenômeno singular acontece no Cemitério de Vassouras. Todos os meses de novembro, perto da comemoração do Dia de Finados, uma estranha flor cor de carne (família Rafflesiaceae) surge da sepultura do Monsenhor Rios, um pároco dedicado à causa humanitária dos escravizados. É-lhe atribuída à cultura do sepultamento digno dos negros africanos e após a sua morte, a flor nasceu misteriosamente em sua tumba, atraindo visitantes de todo o mundo. O odor da flor se assemelha ao da carne e este é um episódio que acontece misteriosamente em raros locais no Sudeste Asiático, além de Vassouras. 

*Relatos de fonte primária recolhidos em campo 

PortugueseSpanishEnglishFrenchGermanItalianJapaneseChinese (Traditional)