A arquitetura do Vale do Café
Uma visita com olhar atento à arquitetura do Vale do Café é um programa imperdível.
Para os amantes da arte, o Vale do Café é um inventário vivo de estilos arquitetônicos em torno de praças harmoniosas onde a vida acontece. Colonial, neoclássico, Art Nouveau, Art Déco, eclético, rural, missões, kitsch…procure o que desejar ao alcance de um dia de passeio.
Vassouras é uma boa dica para começar, através de exemplos representativos que retratam a evolução urbana da cidade.
Mas para o pensamento ecológico, o Vale do Café fluminense como um todo, é um exemplo vivo da fantástica arquitetura bioclimática.
Um enorme percentual de suas edificações utiliza sistemas construtivos de materiais naturais como a terra, a palha, as folhas de palmeira, o adobe, a taipa de pilão.
As questões de sustentabilidade revisitam com interesse esta arquitetura, fruto da tradição cultural indígena, portuguesa, africana, rural brasileira e da disponibilidade de recursos naturais. Juntas elas possibilitaram que as construções fossem adaptadas com grande inteligência e cuidado ao clima local.
As habilidades desenvolvidas a partir dos conceitos de proximidade, materiais naturais, conforto térmico pela ventilação natural, as formas de lidar com a umidade, de aproveitar a luz, e de considerar o gasto energético desnecessário com transporte de materiais são fascinantes!
A região do Vale do Café é um santuário cultural e natural do Brasil!